Portfólio

Conheça abaixo alguns dos trabalhos realizados pela SA Informática.

Em nosso portfólio, apresentamos projetos e serviços relacionados a diferentes segmentos de negócios atendidos pela SA Informática.

Sistema Web de Gestão, Monitoramento e Avaliação do PEP


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Cliente

Desenvolvido para o Instituto de Tecnologia de Desenvolvimento de Minas Gerais para atendimento a demanda do Projeto de Monitoramento e Avaliação do Programa de Educação Profissional de Minas Gerais - PEP da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.

Descrição do Projeto

O Programa de Educação Profissional - PEP tem o objetivo de oferecer educação profissionalizante de qualidade para a população de Minas Gerais, por meio da oferta de vagas em cursos de qualificação profissional para alunos do ensino médio e do EJA da rede pública estadual e para pessoas que já concluíram o ensino médio e que não estão cursando o Ensino Superior.

O trabalho envolveu o desenvolvimento de sistema web para a coleta e processamento de dados gerenciais e de monitoramento e avaliação do PEP. O sistema foi desenvolvido de forma a possibilitar acessos diferenciados, restritos e controlados para os diferentes tipos de usuários/perfis - Equipe de Gestão do Projeto (SEE), Superintendências Regionais de Ensino (SRE), Mantenedora, Mantida (Instituição de Ensino), Aluno e Equipe de Monitoramento e Avaliação do Projeto.

Foram desenvolvidas aplicações específicas para cada etapa do projeto envolvendo o credenciamento de instituições, análise do credenciamento, inscrição e divulgação de resultados da seleção, matrícula, gestão e acompanhamento da execução dos cursos e contratos.

O sistema apresenta funcionalidades adicionais, como biblioteca de arquivos, relatórios on-line, suporte on-line, manuais on-line, mural de avisos e ferramenta de BI.

Desafios

Organização de dados e integração das bases
  • - Integrar diferentes bases de dados de etapas anteriores do Projeto (criadas de forma independente e não normalizadas);
  • - Garantir a integração das novas bases de credenciamento, inscrição e monitoramento dos cursos.
Ambientes agradáveis e de fácil interação
  • - Criar ambientes de fácil interação para diferentes perfis de usuários, com visões restritas de dados;
  • - Incentivar a utilização do sistema pelos envolvidos (Equipe de Gestão, SRE e Instituições de Ensino).
Gestão e monitoramento on-line
  • - Coletar dados de todas as etapas do Projeto possibilitando um acompanhamento online pelas equipes de Gestão e Monitoramento do Programa;
  • - Implementação de formulários de coletas de dados de campo para utilização pelas equipes de supervisores da HEP e de inspetores das Superintendências Regionais de Ensino – SRE;
  • - Preparação de dados para geração de indicadores para o Programa, nas diversas etapas do Projeto;
  • - Possibilitar a aplicação de questionários on-line para diversos envolvidos no Projeto, incluindo instituições de ensino e alunos;
  • - Disponibilizar relatórios on-line para acompanhamento das várias fases do projeto.
Credenciamento de Instituições
  • - Disponibilizar sistema para entrada de dados de credenciamento para as instituições que possibilitasse a entrada dos dados de infraestrutura das instituições e dos cursos, incluindo atos autorizativos, estrutura curricular, etc;
  • - Validar as informações registradas no formulário pelas instituições, verificando a completude e atendimento às regras do Projeto;
  • - Emissão de Relatório Detalhado com os dados de Credenciamento das Instituições;
  • - Registro pela Comissão de Licitação da análise da documentação e dados encaminhados pelas instituições e geração de Ata de Credenciamento de Instituições.
Seleção de Alunos
  • - Disponibilizar formulário para seleção, pela gestão do programa, dos cursos credenciados (dados dos cursos, indicadores do curso e das instituições) para montagem do catálogo de cursos ofertados pelo Programa e emissão do Catálogo de Cursos do Programa;
  • - Disponibilizar formulário on-line para inscrição de candidatos nos cursos do Programa, com emissão de comprovante de inscrição;
  • - Manter o sistema de inscrições, atendendo até 5.000 inscrições simultâneas nos períodos de pico;
  • - Possibilitar a alocação dos candidatos nos locais de prova mais próximos de suas residências, utilizando georeferenciamento;
  • - Divulgação dos resultados do processo de seleção, com a inclusão de dados para matrícula dos selecionados e chamada de candidatos excedentes.
Gestão dos Cursos
  • - Possibilitar registro, pelas instituições de ensino, dos dados de execução dos cursos - frequência e certificação de alunos;
  • - Permitir a emissão das parcelas de pagamento, considerando a frequência e certificação dos alunos nos cursos;
  • - Possibilitar o controle e acompanhamento dos contratos das instituições de ensino, com a emissão, controle do recebimento e pagamento das parcelas do contrato.

Destaques

  • - Inclusão de ferramentas de apoio ao operador do sistema, como suporte e manuais on-line;
  • - Gerador de relatórios e consultas on-line para acompanhamento das fases do Projeto;
  • - Disponibilização de biblioteca de arquivos com acesso controlado pelo perfil do Operador;
  • - Disponibilização no módulo de gestão de ferramenta de BI com consultas e cubo;
  • - Site administrável para o Projeto, com possibilidade de edição de página, banners e calendário.

Execução

No projeto, a equipe da SA trabalhou em conjunto com o Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais atuando na especificação, entendimento do processo e levantamento de regras de negócio.

A SA foi responsável pelo design, desenvolvimento, testes e monitoramento da plataforma, garantindo o seu acesso e funcionamento durante a execução do projeto. No desenvolvimento, buscou-se o alcance da melhor experiência para o usuário, utilizando metodologias de desenvolvimento ágil com entregas parciais, sempre atendendo as definições de cronograma do Projeto.

O Projeto teve início em 2010 e, atualmente, encontra-se em fase de finalização, com previsão de término em dezembro de 2015. Durante esse período, foram iniciadas 4 novas edições do Programa (PEP4, PEP5, PEP6 e PEP7), contemplando 90 tipos de cursos técnicos diferente, com a inscrição de 775.110 candidatos, envolvimento de 379 instituições de ensino credenciadas e monitoramento de 4.696 cursos/turnos do programa, abrangendo um total de 171.238 alunos nos cursos.

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